Localização: Parque Nacional da Gorongosa, província de Sofala, Moçambique
Departamento: Desenvolvimento Humano e Meios de Subsistência
Setor: Agricultura
Tipo de contrato: Prazo Incerto (Duração do Projeto)
Termos de Referência
I. Sobre a Organização
O Gorongosa Restoration Project (GRP) é responsável pela co-gestão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em colaboração com o Governo de Moçambique. O GRP tem um duplo objetivo de fortalecer a conservação da biodiversidade e promover o desenvolvimento humano na Zona Tampão do PNG. Essa área abrange cerca de 600.000 hectares e é habitada por 200.000 pessoas distribuídas em 6 distritos: Gorongosa, Nhamatanda, Cheringoma, Muanza, Dondoe Maringué e 16 regulados.
As iniciativas de desenvolvimento humano realizadas pelo GRP catalisam o crescimento econômico, fortalecem os sistemas locais de saúde e educação e apoiam projetos de conservação comunitária.
O GRP, em parceria com a Right to Play (RTP) e a Resilience, está implementando um novo programa chamado "Desenvolvimento de Meios de Subsistência Sustentáveis para as Comunidades da Zona Tampão da Gorongosa" (SLD - Sigla em inglês). O objetivo deste programa é contribuir para a redução sustentável da pobreza socioeconômica das comunidades que vivem no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e nos distritos circundantes, como Gorongosa, Dondo, Nhamatanda, Cheringoma, Muanza, Maringue e Serra da Gorongosa. Especial atenção será dada às mulheres e aos jovens. Além disso, o programa busca promover a reflorestação e a recuperação da biodiversidade.
O programa adotará uma abordagem integrada, abrangendo agricultura sensível à alimentação e nutrição, agrofloresta, gestão da água e dos recursos naturais. Serão oferecidos melhor acesso à informação, treinamento, insumos, mercado e finanças, proporcionando benefícios econômicos para as pessoas que vivem na paisagem da Gorongosa. Isso inclui o aumento da produtividade agrícola, renda, eficiência de custos, oportunidades de mercado, comunicação e inclusão, além da otimização de recursos, adaptação às mudanças climáticas e choques emergentes.
Nesse contexto, o GRP está contratando um(a) Gestor/a de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem, com experiência em sistemas de monitorização, avaliação e aprendizagem (MEL), para comunicar o progresso em relação aos indicadores esperados. Essa pessoa fará parte da equipe do setor de Agricultura.
II. Requisitos Gerais
Para se candidatar a esta vaga, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Possuir formação superior em desenvolvimento, agricultura, economia ou áreas relacionadas, com sólidos conhecimentos em estatística.
- Ter pelo menos 5 anos comprovados de experiência na concepção e implementação de atividades de monitoramento e avaliação, demonstrando habilidades analíticas e capacidade para elaborar relatórios. Preferencialmente, ter experiência na região central de Moçambique.
- Experiência no desenvolvimento e implementação de ferramentas móveis de coleta de dados, como Commcare e FMIS.
- Experiência na implementação, acompanhamento e monitoramento de projetos agrícolas.
- Excelentes habilidades de comunicação, escrita e apresentação em português e inglês.
- Conhecimento dos protocolos de coleta de dados para garantir a precisão e verificação dos dados, com capacidade para identificar tendências e comunicar informações estratégicas para a implementação do programa.
- Fortes habilidades de análise de dados, comprovada capacidade para identificar tendências e comunicar informações estratégicas para a tomada de decisões durante a implementação do programa.
- Excelente conhecimento em informática, incluindo processamento de texto, planilhas e bancos de dados.
- Disponibilidade para viajar frequentemente para o campo.
- Experiência e relevância no desenvolvimento de quadros lógicos, ferramentas de monitoramento, coleta de dados, análise e redação de relatórios.
- Compreensão das diferentes políticas e programas dos doadores é considerada uma vantagem importante.
- Capacidade de trabalhar em uma equipe multicultura.
III. Responsabilidades-chave
O Gestor/Gestora de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem terá as seguintes responsabilidades-chave no exercício das suas funções:
- Fornecer apoio técnico para a análise de várias avaliações, estudos e iniciativas do projeto no terreno sobre questões relacionadas com a MEL.
- Colaborar no desenvolvimento de ferramentas, sistemas, processos e bases de dados melhorados/atualizados em estreita colaboração com o setor do programa.
- Participar em equipes multidisciplinares e colaborar com parceiros e doadores para promover as melhores práticas de M&A.
- Fornecer apoio técnico e desenvolvimento de capacidades em matéria de MEL para a equipe do DAF.
- Promover a partilha de conhecimentos e as melhores práticas em matéria de M&A.
- Desempenhar quaisquer outras funções relacionadas com a M&A em apoio ao programa, conforme necessário.
- Elaborar regularmente relatórios de alta qualidade sobre os resultados do projeto em relação aos objetivos traçados para a equipe de gestão e outros, conforme necessário.
- Apoiar o Departamento de Comunicação, Finanças e Administração do GRP na análise e síntese dos resultados e dos dados relacionados com a aprendizagem para efeitos de elaboração de relatórios e divulgação.
- Estabelecer e aplicar um quadro MEL baseado nos resultados para os projetos/programas do setor, em conformidade com os processos e procedimentos do doador, incluindo o mapeamento e o calendário dos prazos de informação.
- Desenvolver as capacidades do pessoal do departamento em matéria de ferramentas e sistemas estabelecidos, função da MEL na garantia de qualidade e reforçar uma cultura de reflexão aberta, aprendizagem e melhoria.
- Em coordenação com o pessoal no terreno, liderar o processo de recolha de dados, análise, elaboração de relatórios e gestão da informação, incluindo o fornecimento atempado de dados MEL ao programa para elaboração de relatórios.
- Estabelecer um sistema de responsabilização dos beneficiários e protocolos para o projeto, a fim de garantir que os beneficiários sejam informados e disponham de uma plataforma adequada para dar feedback e participar no projeto.
- Acompanhar as atividades dos projetos e os progressos no sentido da obtenção de resultados e fornecer informações à gestão do SDD para melhorar a eficiência e a eficácia da execução do projeto, identificando os estrangulamentos e recomendando medidas corretivas.
- Realizar visitas regulares ao terreno para apoiar a execução dos diferentes programas do Departamento e identificar/recomendar as adaptações necessárias e ajudar na coordenação entre os vários técnicos no terreno para garantir a execução eficaz das atividades MEL.
- Dirigir o processo de avaliação do projecto, ou seja, gerir as linhas de base, as revisões intercalares e as avaliações, incluindo a elaboração/revisão dos TdR's ea avaliação para a seleção da equipa MEL;
- ldentificar e formular os ensinamentos retirados das avaliações dos projectos, dos estudos especiais e do acompanhamento a integrar nos esforços mais amplos de gestão dos conhecimentos;
- Contribuir para o aperfeiçoamento do quadro lógico do projecto e assegurar que a teoria da mudança do projecto é clara e que os indicadores são SMART e sensiveis ao género,
- Organizar e manter a base de dados MEL Como parte do sistema central de gestão baseado no desempenho,
- Desenvolver e implementar ferramentas de M&A adequadas (ou seja, para recolha, verificação ou análise de dados exactos), de acordo com as melhores práticas,
- Compilar relatórios mensais, trimestrais e anuais sobre os dados recolhidos, verificado_se analisados relativamente a todos os doadores e actividades departamentais e partilhá-los com a Directora do departamento eo responsável pela MEL do Gabinete do Programa,
- Coordenar com os gestores a recolha de dados através da CommCare, FIMSe outras plataformas em todos os sectores do departamento,
- Desempenhar quaisquer outras funções que lhe sejam atribuídas.
Ligações e parcerias
A fim de promover a organização e seus produtos, é importante estabelecer relações sólidas com organizações locais, partes interessadas do setor privado e agentes internacionais. Para alcançar esse objetivo, é recomendado participar de workshops, eventos de oratória, eventos midiáticos, digressões e utilizar as redes sociais para divulgação. Além disso, é crucial construir relacionamentos fortes dentro da organização de implementação para garantir uma operação integrada.
Os interessados nesta vaga são convidados a enviar seu currículo e carta de motivação até o dia 04/07/2023.
0 Comentários